segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Surge o Profeta Gentileza



No dia 17 de dezembro de 1961, na cidade de Niterói, houve um grande incêndio no circo “Gran Circus Norte-Americano”, o que foi considerado uma das maiores tragédias circenses do mundo. Neste incêndio morreram mais de 500 pessoas, a maioria, crianças. Na antevéspera do Natal, seis dias após o acontecimento, José acordou alegando ter ouvido “vozes astrais”, segundo suas próprias palavras, que o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual. O Profeta pegou um de seus caminhões e foi para o local do incêndio. Plantou jardim e horta sobre as cinzas do circo em Niterói, local que um dia foi palco de tantas alegrias, mas também de muita tristeza. Aquela foi sua morada por quatro anos. Lá, José Datrino incutiu nas pessoas o real sentido das palavras Agradecido e Gentileza. Foi um consolador voluntário, que confortou os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade. Daquele dia em diante, passou a se chamar “José Agradecido”, ou simplesmente “Profeta Gentileza”.Após deixar o local que foi denominado “Paraíso Gentileza”, o profeta Gentileza começou a sua jornada como personagem andarilho. A partir de 1970 percorreu toda a cidade. Era visto em ruas, praças, nas barcas da travessia entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, em trens e ônibus, fazendo sua pregação e levando palavras de amor, bondade e respeito pelo próximo e pela natureza a todos que cruzassem seu caminho. Aos que o chamavam de louco, ele respondia: – “Sou maluco para te amar e louco para te salvar”.




Pensando nos tempos em que estamos vivendo me veio em mente os valores nutridos pela maioria das pessoas, na desesperança que acomete a humanidade, na palavra de conforto não dita, no aperto de mão não dado, no obrigado não dito ao irmos a lugares de nossas necessidades, o bom dia não dito que certamente fará o outro feliz, penso nas palavras ditas sem nenhuma sabedoria. Atualmente para muitos é termos e não ser somos, enfim deixamos sempre para amanhã aquele telefonema pra dizer estou com saudades, aquela visita para nossos entes queridos ou nossos amigos, o sorriso a algumas pessoas que encontramos pelo nosso caminho e que implica em reacender uma chama de esperança, afeto, amor. Apenas nos limitamos a viver freneticamente para chegarmos a lugares que nem sabemos onde e quando lá chegamos já não nos importa mais, enfim acabamos chegando a lugar algum. Nunca querer estar no lugar do outro, mas vez ou outra nos colocarmos no lugar do outro. Vem-me a mente também a morte, passamos anos de nossas vidas sem visitar pessoas amadas, mas fazemos questão de irmos ao velório, sentimos tanto quando sabemos que amigos não estão bem, mas infelizmente não temos tempo nem para um encaminhar (já que estamos vivendo num mundo virtual) ou um telefonema, estamos ocupados demais. E tudo isso me faz pensar no amor de Deus por cada um de nós e no ensinamento que Jesus nos deixou “amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei” e sinto que falar de Jesus é fácil, mas colocar em prática o que ele nos ensinou aí complica. Estamos tão embrenhados dentro do nosso mundo tão pequeno que acabamos por deixar de viver momentos que se tornarão lembranças que acalentarão nossos corações no futuro.Pensando em tudo isso decidi relembrar para alguns o caminho que o Profeta Gentileza optou trilhar e apresentá-lo aos mais jovens e que esses possam ainda que ele não esteja mais aqui aprender o mínimo que for do que ele nos deixou.Pessoas “pintaram tudo de cinza”, mas continuo acreditando que apesar da fragilidade humana somos capazes de começar a reaprender e a nos tornar pessoas melhores.




“Por isso eu pergunto/A você no mundo/Se é mais inteligente/O livro ou a sabedoria.O mundo é uma escola/A vida é o circo/Amor palavra que liberta/Já dizia o Profeta.”




Hoje conversando com um amigo ele me disse que amar é decisão e que ele havia decidido me amar, as palavras dele chegaram aos meus ouvidos como uma canção suave e bela. Meu amigo, amor, cúmplice você é presente de Deus na minha vida e saiba te amei no primeiro momento voce ainda bebezinho pela sua linhagem e hoje "amo porque te amo e não preciso de voce pra te amar", isso lembra Drummond, rs. E hoje esse amor é sempre e para sempre. Assim como amo todos meus amigos, pois em cada um existe algo mágico que me cativa!

1 comentários:

Bartira Gatto disse...

Lindo o texto mãe!!!! Como é bom ter amigos que nos fazem refletir sobre o que realmente importa enquanto estamos aqui né? Um beijo!!!

Postar um comentário