terça-feira, 28 de junho de 2011

“PAI, COMEÇA O COMEÇO!”



Quando eu era criança e pegava uma tangerina para descascar, corria para meu pai e pedia: - “pai, começa o começo!”. O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos. Depois, feliz, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim. Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito. Meu pai faleceu há muito tempo (e há anos, muitos, aliás) não sou mais criança. Mesmo assim, sinto grande desejo de tê-lo ainda ao meu lado para, pelo menos, “começar o começo” de tantas cascas duras que encontro pelo caminho. Hoje, minhas “tangerinas” são outras. Preciso “descascar” as dificuldades do trabalho, os obstáculos dos relacionamentos com amigos, os problemas no núcleo familiar, o esforço diário que é a construção do casamento, os retoques e pinceladas de sabedoria na imensa arte de viabilizar filhos realizados e felizes, ou então, o enfrentamento sempre tão difícil de doenças, perdas, traumas, separações, mortes, dificuldades financeiras e, até mesmo, as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios. Em certas ocasiões, minhas tangerinas transformam-se em enormes abacaxis...... Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo papai quando lhe pedia para “começar o começo” era o que me dava a certeza que conseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a fruta. O carinho e a atenção que eu recebia do meu pai me levaram a pedir ajuda a Deus, meu Pai do Céu, que nunca morre e sempre está ao meu lado. Meu pai terreno me ensinou que Deus, o Pai do Céu, é eterno e que Seu amor é a garantia das nossas vitórias. Quando a vida parecer muito grossa e difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se de pedir a Deus: “Pai, começa o começo!”. Ele não só “começará o começo”, mas resolverá toda a situação para você. Não sei que tipo de dificuldade eu e você estamos enfrentando ou encontraremos pela frente neste ano. Sei apenas que vou me garantir no Amor Eterno de Deus para pedir, sempre que for preciso: “Pai, começa o começo!”.





***********




Quando eu era criança não havia a possibilidade de pedir ao meu pai para que ele começasse o começo pra mim, pois eram épocas difíceis e não havia a tão sonhava tangerina no sentido literal da palavra (fruta saborosa). Lembro-me que o máximo que tínhamos eram bananas, ah e essas eram muito fáceis começar o começo. Lendo esse texto lembrei-me do passado e senti a doce saudade do meu pai, realmente ele nunca começou o começo de uma tangerina, mas começou o começo de tantas outras frutas que vezes eram amargas, e outras tão ácidas que doía no fundo do coração e outras que por muitas vezes pensei em desistir pra não ter que pensar em começar o começo, mas meu pai estava lá e sempre começava pra mim. Lembro-me de um episódio em que pedi a ele que começasse o começo pra mim e ele meio assustado disse-me: filha não sei e naquele momento ele sentiu o meu desespero, pois meu porto seguro estava me dizendo que não conseguia começar. Foi o maior susto que meu pai me deu na vida, meu herói dizendo que não conseguiria, a riqueza de detalhes daquele dia nunca me esquecerei, retruquei dizendo: mas como pai, o Senhor não sabe, e agora? O que vi foi um semblante assustado e sei que o que ele viu foi uma menina (apesar da idade) pra ele uma menina vulnerável e desesperada e, olhando dentro dos meus olhos, disse-me: filha, não sabemos começar, mas pediremos à Deus, pois ele nos dará a direção e saberemos como começar. Falou com tanta segurança de quem traz consigo a verdade no bolso e aquelas palavras acalentaram meu coração e cri que nós não sabíamos começar, mas que temos um Pai do Céu conhecedor da nossa fragilidade e aprendi com meu pai que todas as vezes que ele não estivesse perto pediria ao Nosso Pai do Céu e há alguns anos já não posso mais pedir ao Sr. Joaquim Gatto e lembro-me do que aprendi com ele e peço a Deus.
Quando comecei a entender a figura paterna meu pai era exatamente como quando se foi, mas os ensinamentos que ele deixou a mim e a meus irmãos esses serão eternos.
Acredito que a mulher já nasce mãe e os homens tornam-se ou não pais, eu e meus irmãos tivemos o privilégio de ganhar do nosso Pai do Céu um homem que tornou-se pai no sentido mais amplo da palavra.
Tenho feito o que meu pai me ensinou, mas confesso que além da doce saudade que citei acima sinto uma enorme vontade de que ele estivesse aqui hoje pra começar o começo de tantas coisas que tenho uma enorme dificuldade de começar. Pai pro Senhor minha saudade, respeito, admiração, carinho e amor pra sempre e sempre!!!

0 comentários:

Postar um comentário