quinta-feira, 17 de maio de 2012

Idade de VIVER INTENSAMENTE!

Melhor Idade
 Tarde de terça-feira, São Paulo como sempre correndo para um rumo incerto, congestionamento, caos, São Paulo. No meio de um turbilhão de acontecimentos, uma tarde especial, inusitada, no parque da Água Branca. Um dia comum muito sol, calor, um parque com cara de fazenda, cheio de galinhas, patos, pavões... um toque diferente e agradável no meio dessa cidade muitas vezes sufocante.
Algo bonito de se ver estava acontecendo ali, no Centro de Melhor Idade. Nathália e eu assistimos - do lado de fora do Centro, através das portas e janelas - ao baile da Melhor Idade que acontece no Parque da Água Branca todas as terças e aos sábados religiosamente e dura em torno de 5 horas. Os participantes são idosos... opa, idosos?? Ah, não! Definitivamente não foi o que me pareceu! Eles estão mais jovens do que nunca e talvez com mais pique do que eu, não duvido nada!
Estavam lindos, perfumados e todos seguindo as normas da “balada” que pede traje formal, ah sim, e só pode entrar quem tiver acima de 45 anos, mas a maioria deles tinha acima de 60... foi um verdadeiro show de cores e estilos. Conversamos com algumas pessoas que contaram participar assiduamente do baile há anos.
Dona Vera (Nath não lembro o nome da velinha que você tirou foto, rs, vc lembra???), uma senhora muito elegante, andando com certa dificuldade, vagarosamente, nos contou que gostava bastante da festa, participa há muito tempo e disse que inclusive a neta dela já havia feito um trabalho lá no Centro mostrando os hábitos da nova melhor idade.... e acrescentou: `já saímos até numa revista, minha neta que colocou, e todos daqui tem essa revista`.
Seu Osvaldo, que observava o baile da janela pelo lado de fora, estava também muito bem arrumado, era novão, depois nos disse ter quase 60 anos e que gostava muito do baile, ia para se distrair, se divertir e não queria nenhuma aventura, vulgo “ficar”. Divorciado, foi casado por 35 anos e esperou os filhos crescerem para voltar a viver – teve a coragem de deixar um relacionamento que já não suspirava há tempos.
Melhor Idade... um nome que é a cara dessa geração acima de 60 anos que, na maioria dos casos, depois de ter passado uma vida com foco em criar os filhos, com foco no trabalho, não morrem por dentro, mas vivem. Estão aí para mostrar que querem fazer parte, querem se sentir bonitos, atraentes, querem beijar, dançar, paquerar, usar a internet, entender mais disso tudo que está acontecendo... certamente, eles estão mais do que nunca ONLINE!
Autora: BARTIRA GATTO

Este texto nasceu como parte de uma proposta no curso que a Bazinha frequenta atualmente. Ao ler o mesmo senti um misto de alegria e orgulho, alegria, pois atualmente embora muitos acreditem que depois de determinada idade as pessoas estão aqui somente esperando o dia da sua partida, mas a cada dia constatamos que isso é uma inverdade. Na minha época amava beijar na boca, andar de mãos dadas, rir muito junto com meu namorido, ser romântica, dançar, me sentir bonita, atraente, enfim me sentir viva e esse tempo a que me refiro é agora, é hoje, pois estou aqui e muito mais antenada do que há tempos, certamente se Deus me permitir será o meu futuro. Costumo dizer que a juventude me levou frutas saborosas, mas me presenteou com mistérios encantadores. Vezes fico pensando: como podemos acertar nossa idade mental com nossa idade cronológica? Besteira, não estou interessada em fazer esse acerto, quero sim viver o meu tempo e este é agora. Ainda hoje por esse ou aquele acontecimento me sinto uma adolescente e sinto pena de pessoas que se sentem tolhidas de serem e fazerem o que sentem prazer seja por pudor ou preocupação do que vão pensar e não se permitem serem felizes e fazerem pessoas felizes por conta de que já não estão mais na idade.

Amo me olhar no espelho e me sentir viva, bonita, cheia de projetos e planos, lembrar-se dos amores, dos cheiros, das chuvas, das cores e dos sabores que permearam e permeiam minha existência. Se tenho recaídas? Não tenham dúvidas, mas enfim, com os jovens não é diferente e acredito muito mais sofrido ainda, pois só o tempo poderá presenteá-los com a doce leveza da maturidade, já não me prendo a preocupação de agradar alguém, e quando o faço acontece espontaneamente parte do coração e não da razão. Talvez muitos lendo minha escrita até aqui devem  pensar: Mas não é tão fácil assim, verdade até porque há dias (que minha coluna é muito mais frágil que minha mente, quase não consigo me movimentar e aí chama o Ir. Marcio massagista para que ele a coloque no lugar novamente) e aquela depre que costuma chegar sorrateiramente sem prévio aviso e acaba comigo, mas de repente me sinto tal qual a Fênix renasço das cinzas e bora ser feliz e fazer alguém feliz. Quando comecei a escrever disse da minha alegria e ela se dá ao fato de ter a certeza que nosso tempo é agora e que eu com 52 anos já tenho mais uma opção pra me divertir o baile da Melhor Idade e quem me conhece tem alguma dúvida que não me divirto nesses bailes? E depois acrescentei dizendo do meu orgulho, ah esse acredito será pela eternidade afora. Orgulho do que? De quem? Orgulho de você minha princesa, dessa sua sensibilidade que vezes sinto tão a flor da pele como daquele dia que você foi observar e acabou admirando e participando das vidas de pessoas que talvez nunca mais verá, mas certamente que farão parte da sua história, pois te ensinaram e foram acarinhados e admirados por você.

Escrevendo e pensando em tudo isso comecei a pensar em mim e no Carlos, como Deus é bom permitiu que o tempo levasse algumas formas do nosso corpo, mas o brilho dos teus olhos quando está feliz continua sendo o mesmo de quando nos conhecemos, sua alegria ao ver um doce continua me contagiando e penso: mas é só um doce, da sua alegria quando está perto das pessoas que ama, da alegria de saber que vamos sair ou nos encontrar com o casal nossos fieis escudeiros (Ziu e Reinaldo) sempre juntos vezes discordando uns dos outros, vezes nos amando, mas junto, dos amigos verdadeiros que fazemos questão de estarmos sempre próximos. Por tudo isso é que te amo e que conseguimos muitas vezes uma comunicação telepática, que quero sempre te ver bem e ficar juntinho de você até sei lá quando, mas que seja por muito tempo ainda.

É Dona Bartirinha essa sua tirada me deixou muito orgulhosa, realmente estamos mais ONLINE do que nunca, portanto Melhor Idade aprenda: a nossa época é agora. Bora ser feliz.

Outono meio Inverno/2012


0 comentários:

Postar um comentário